Wednesday, January 1, 2020

Sodamned (Brazil)

T: Saludos Juliano!! Por que el nombre de Sodamned? Algún significado en especial? Cual es el actual line-up de la banda? Se que tienen un nuevo miembro en sus filas?

Gilson: Saudações a todos! O nome SODAMNED foi sugerido por um guitarrista que teve uma participação muito breve na banda, somente 2 ensaios se não me engano. E o nome é tão somente a junção das palavras inglesas “So” e “Damned” significando algo como “tão condenado” ou “tão maldito”. Não existe nada de especial por detrás do nome, talvez apenas reflita nossas letras e o próprio Metal extremo. O atual line-up da banda conta comigo na bateria, com o Juliano nos vocais/guitarras, com o Felipe no vocal/baixo e tendo como mais novo membro nosso segundo guitarrista Guilherme (também do Antichrist Hooligans).

Juliano: Exato, assim que retornamos da Europa no ano passado o nosso ex-guita se desligou da banda, por motivos pessoais. A coisa se deu de maneira pacífica, sem brigas. Um mês depois já havíamos encontrado o Guilherme, que começou a ensaiar com a gente em Janeiro deste ano.

T: Su primer trabajo es un Reh. Demo Tape, luego su Demo “On the Gallows” 2003 con 4 temas en descarga gratuita en su MySpace, Puedes contarnos mas acerca de ello? Este Demo es auto producido, cierto?

Gilson: Sim e não. A demo foi auto produzida se levarmos em conta somente a parte financeira, não tivemos nenhum suporte de algum selo ou algo do tipo para divulgá-la. Mas em termos musicais tivemos a colaboração do proprietário do estúdio que gravamos. Acho inclusive que foi um dos primeiros trabalhos de Metal que ele produziu, já que depois ele também gravou bandas como Doomsday Ceremony e Amen Corner. Agora, nosso primeiro lançamento foi realmente uma reh com apenas uma música que distribuímos de maneira limitadíssima a alguns amigos.

T: Luego vendría un Split CD. con Dark Celebration en el 2007 por Face The Abyss Records?

Gilson: Isso, o Split CD foi lançado pelo meu próprio selo, a “Face the Abyss”, que chegou a lançar mais dois discos. Neste caso a banda se auto financiou com a gravação e o selo cuidou da prensagem e da distribuição do disco.

Juliano: Neste split, a nossa parte é o ep The Garret, e já o gravamos com um produtor especializado em metal, que já tinha experiência com inúmeras bandas de metal brasileiras. A qualidade foi muito maior do que os trabalhos anteriores e rendeu uma ótima resposta por parte da mídia.

T: En el 2011 nos presentan su CD. “The Loneliest Loneliness” tambien por Face The Abyss Records? Este es su debut con un Full-Length?

Gilson: Na verdade a Face the Abyss deu uma força em relação a venda e distribuição, porém não lançou oficialmente o álbum. Esse é realmente nosso primeiro full-length apesar dos 12 anos de banda até então.

Juliano: Sim, a própria banda está cuidando de toda a divulgação, enviando CDs para a imprensa...

T: Por que tiempos de 4 años para la salida de cada producción? O es una simple coincidencia?

Gilson: Sim, é até engraçado, nunca havíamos notado isso, mas é a segunda vez que nos perguntam... realmente foi uma coincidência! A demora entre um lançamento e outro nunca foi planejada, teve mais a ver com a questão financeira e mudanças no line-up. Sem contar que depois de cada lançamento gostamos de dedicar um tempo a divulgá-lo, fazer o álbum e a banda ter um certo alcance e não simplesmente gravar e gravar.

Juliano: Isso, conheço bastante banda que lança algo, trabalhos muito bons até, mas peca na hora de distribuir e divulgar o lançamento, sendo que já entram em estúdio sem ter feito um bom trabalho em cima do lançamento anterior. Desde a época de nossa primeira demo que a gente faz questão de fazer um trabalho bom em cima da divulgação de cada lançamento nosso.

T: El estilo es un Brutal Death Metal muy influenciado por Canníbal Corpse, ustedes la consideran la banda de mayor influencia en su música? Que otras bandas les sirven de influencia para llegar al sonido de Sodamned?

Gilson: Não, na verdade não somos muito influenciados por Cannibal Corpse, e particularmente não vejo esta semelhança. Claro que gostamos da banda, mas não acho que isto tenha alguma influência em nossa composição. Somos mais influenciados pelas bandas gregas e suecas do que pelas americanas, apesar de que tudo que ouvimos agrega algo a nossas personalidades. Sem contar que temos gostos musicais bem diversos, cada membro da banda possui suas bandas favoritas, estilos que mais ouvem, etc... Particularmente ouço de tudo no Metal, menos Metal melódico e funeral doom que não gosto.  Você pode ouvir que nossa musica às vezes tem um riff mais heavy tradicional acompanhados de uma bateria mais black/death metal... ou por vezes um riff mais black metal acompanhados de uma cozinha mais thrash... tudo isso rodeado de muita melodia. Isso é explicado pela diversidade dos gostos musicais diferentes entre o line-up do Sodamned.

Juliano: Exatamente, Canibal Corpse não é uma banda que eu citaria como influência na hora de compor. Posso dizer que me sinto influenciado por Behemoth, Belphegor, Rotting Christ....ouço muita coisa tipo Pazuzu, Of the Wand and The Moon, Empyrium, eles acabam exercendo influência sobre a minha maneira de compor para o Sodamned.

T: También han participado en los Compilatorios “Endless Massacre” Vol.1 y “Rock Soldiers” Vol.12. Que nos puedes contar acerca de esto, que bandas las acompañaron en estos Compilatorios?

Gilson: Com certeza estas coletâneas foram muitos importantes para a divulgação do nome do Sodamned no underground. Porém, e até infelizmente, acho que o interesse em coletâneas diminuiu consideravelmente desde o advento da internet. Não existe mais aquele interesse de comprar uma coletânea para conhecer novas bandas, pois isso hoje em dia é possível apenas com um acesso ao myspace, ao youtube, às páginas das bandas. Dividimos estas coletâneas com grandes nomes como o Vulcano, Xérion, Torture Squad, e outros grandes nomes do Metal!

T: En el 2011 realizaron un Tour por Europa? Nos pueden contar mas sobre en que ciudades tocaron y con que bandas alternaron en el escenario?

Gilson: Exatamente! Ano passado fizemos nossa primeira tour em território estrangeiro e foi ótimo! Uma grande experiência pessoal e para a banda com certeza! Tocamos nos seguintes países: Croácia, Polônia, Romênia, Bulgária, Alemanha e Bélgica. Totalizando um numero de 16 shows! Dividimos toda a tour com outra banda brasileira, a Pain of Soul, que são grandes amigos nossos e que também é a outra banda de nosso baixista! Alguns shows também dividimos com a banda Vomepotro e algumas bandas locais!

Juliano: Exato, foi uma grande experiência, conhecemos lugares e pessoas incríveis, e passar todos esses dias viajando com a banda é algo que a gente sempre quis fazer. O público lá na Europa realmente tem bastante interesse pelas bandas brasileiras, querem saber como é a cena aqui no nosso país, vimos bastante gente com camisetas do Sarcófago, Sepultura....enfim, já estamos planejando a próxima.

T: Sodamned para este año 2012 ha iniciado su Tour Fear Over South America, que expectativas tienen? Que países esperan visitar y con que bandas ya están confirmadas sus presentaciones.

Gilson: Por hora estamos com shows marcados na Argentina e por outros estados do Brasil. Mas queremos agendar outros shows por todos os países da América do Sul, se for possível!! Se algum produtor estiver interessado é só entrar em contato! Queremos espalhar nosso nome aos quatro cantos deste continente!!

Juliano: Exato, estamos trabalhando duro no agendamento de todos esses shows, e não é necessariamente uma tour, são shows isolados que vão compor a tour de divulgação de nosso debut. Já estamos com 14 shows confirmados, e é bem provável que essa sequência de shows ainda se extenda um pouco por 2013. Estamos abertos para tocar onde for possível, e fora do Brasil por enquanto só temos agenda na Argentina mesmo, mas outros países da América do Sul estão dentro de nossos objetivos também.

T: Algunas palabras para los lectores de The Legion Of TchorT Zine? Donde pueden conseguir el CD de Sodamned así como su mercancía?

Gilson: Queremos convidar a todos a visitarem nossas páginas no myspace (http://www.myspace.com/sodamned), e nosso canal no youtube (http://www.youtube.com/bandaSodamned) com vários vídeos, inclusive da tour europeia. Para aqueles que se interessarem pelo nosso material peço que entrem em contato pelos e-mails gilsonlange@gmail.com ou onthegallows@gmail.com. Estamos vendendo o CD e o restante do merchandise por um preço realmente convidativo! Mantenham a chama acesa, BANG ´TILL DEATH!!!!

Juliano: E agradecemos à todos que tem comparecido aos shows, adquirido o nosso material, ou mesmo ouvido ele em formato virtual e nos enviado mensagens, isso é muito importante para nós. Continuem apoiando o metal underground. Hail South America !

T: Gracias Juliano y Gilson. !! Larga Vida a Sodamned !! me reventaron los oidos con el Brutal Death Metal que realizan.